Flat track X Banked track

Você sabe quais são as diferenças entre o roller derby jogado no flat track e o roller derby jogado no banked track? Não? Então vamos te explicar.

Pra começar, a diferença está no nome. O flat track é jogado em qualquer superfície flat, plana mesmo. Pode ser no concreto, na madeira ou em quadras de esporte. A pista é marcada no chão com duct tape, fitas para piso e até cordões de luz.

O banked track é jogado numa pista feita de madeira e ferro com uma inclinação que varia entre 35 e 45 graus e, a não ser que a liga tenha um lugar fixo, o banked track precisa ser montado e desmontado para sua utilização.

Mas as diferenças não param por aí. O flat track é organizado por uma associação chamada WFTDA (Women’s Flat Track Derby Association) onde todas as ligas que participam dos campeonatos regionais e nacionais são afiliadas e devem seguir regras e protocolos para fazerem parte. Existem mais de 600 ligas de flat track no mundo inteiro. Não existe associação para ligas de banked track e apenas 14 ligas no mundo inteiro fazem parte desta modalidade .

As regras entre as duas modalidades de Roller Derby são quase as mesmas. Eu disse quase.

No flat track, o bout dura 1 hora e é dividido em 2 partes de 30 minutos. Cada jam tem 2 minutos de duração (podendo durar menos).

No banked track, o bout também tem 1 hora de duração, mas é dividido em 4 partes de 15 minutos e cada jam dura 1 minuto ou menos (o que faz dele um jogo mais rápido e cansativo para as atletas).

Outra diferença nas regras é que, no flat, quando uma jogadora comete uma falta, ela é penalizada imediatamente sendo mandada para o penalty box, enquanto que no banked a jogadora é penalizada apenas no jam seguinte.

Tá difícil? Vou ilustrar pra você:

Flat Track:

Banked Track:

Nós, as Gray City Rebels, somos uma liga de roller derby flat track! Gostou? Interessou? Entre em contato para ser uma jogadora de roller derby e fazer parte do esporte mais irado do mundo.

Não esquece de votar no seu preferido!

Advertisements

One thought on “Flat track X Banked track

  1. Essa explicação com as meninas de montreal de flat ficou fodastica!!!

    Quero fazer uns vídeos assim! Tão vendo sobre o q q vai ser o meu “tcc” neam?!?! XDDDD

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s