A importância dos Músculos do Core

Há pouco tempo, em algum post, nós falamos sobre como o roller derby é um esporte completo no que diz respeito aos músculos que são usados em sua prática. Todos sabem  que usamos  as pernas (que tem que ser fortes), que usamos os braços (que tem que ser  fortes) e que temos que ter resistência e tudo mais. O que tem sido falado e bastante reforçado lá na gringa é o quanto é importante ter um core forte e como também é importante saber usá-lo com inteligência. Então, antes de falar desses músculos apenas no derby propriamente dito, vamos entender um pouco sobre eles.

Dentre tantos músculos usados para a prática da patinação, podemos focar em um grupo específico,  que compõe o chamado “core”, ou, se preferir, o nosso “centro”. Ele é uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. Encontramos todos eles no abdome, na espinha e nos glúteos, mais especificamente aqui:

Esses músculos tem três funções:

1.     Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;

2.     Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos;

3.     Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.

Como usar o seu core de forma inteligente no derby?

E agora se você estiver se perguntando: “mas qual é a importância dele então, se ele não serve efetivamente para eu patinar?”, nós temos a resposta. Chegou a hora de focar o uso desses músculos no nosso tão amado esporte. Esse conjunto de músculos que compõe o core é a base para duas coisas importantes no jogo:

a) um bloqueio eficiente

b) conseguir absorver o impacto desse bloqueio eficiente.

O nosso core é como se fosse a fonte de energia por trás de todos os movimentos que fazemos para transferir o “ritmo”/ impulso de um lado para o outro, de trás para frente.

No derby, quando você bate em alguém com o ombro, por exemplo,  você não está usando apenas o ombro para dar a pancada, e sim todo o seu corpo, especialmente os músculos da região do core:  você contrai e expande o seu core como se ele fosse uma “mola”. A força para virar e acertar sua oponente com um check  não vem apenas das suas pernas, ela vem  também do movimento que você faz para mover seus quadris em direção ao seu “alvo”, que vem de onde exatamente? Do core!

Conseguiram perceber o quanto é importante  ter  um core forte? É dele que vem grande parte da força para conseguir bloquear efetivamente, para se equilibrar depois de um encontrão (absorver o impacto)  ou  até controlar melhor os seus movimentos sobre os patins.

Há diversas maneiras de fortalecer o seu core de forma efetiva: planks, abdominais e leg lifts são exercícios que devem estar em qualquer treino  se você quer atletas fortes que sabem tanto dar quanto receber hits e ficar de pé. Afinal, qual é a vantagem de ter uma bloqueio que dá o hit e cai logo em seguida?

E lembrem-se:  dar e receber hits jogando limpo, sempre com as áreas legais do corpo, como mostrarm as regras da WFTDA :

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One thought on “A importância dos Músculos do Core

  1. A musculatura do core é muito importante para ajudar no equilibrio e na propriocepção, alem da força conjunta do corpo para determinados movimentos como citado no texto.
    Simples exercícios feitos em casa podem trazer resultados significativos para esta musculatura possibilitando assim um melhor desempenho durante a atividade …

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