A nossa jogadora Bracho iniciou uma serie de videos educativos sobre o equipamento de roller derby. A serie se chama Treino e Truck e esta disponivel no Youtube.
O objectivo é familiarizar as pessoas com o equipamento, ensinando como funciona, de que peças é composto e como fazer a manutenção e reparação.
Nos estamos a favor da criação de palavras quando não existem em português, mas no caso desta serie, achamos importante apresentar o nome em inglês, porque na maioria do tempo precisamos comprar equipamento na gringa, em sites em inglês.
1. Anatomia de um patins
O primeiro episodio é uma introdução aos patins, introduzindo os nomes e as partes dos patins.
Aqui tem um grafico para resumir o que foi falado:
2. Rodas
2.1 Rodas: o tamanho
2.2 Rodas: O hub (ou centro)
O hub é a parte central da roda. Tambem é chamado de “core” em inglês.
O quanto mais ele é duro, o mais ele transmite de forma eficaz o esforço do/da patinador.a o que é util pra patinagem que necesite velocidade. O quanto mais ele é mole, o mais ele absorve as irregularidades do chão (o que é vantajoso para patinar nas ruas)
Tem 3 materiais principais de hubs:
- Aluminium (o mais duro)
- Nylon
- Uretano (o mais mole, no caso são rodas “outdoor” ou para o exterior)
Além do material, a estratura do hub é importante. De novo, tem 3 principais estraturas diferentes:
- Solida
- Spoked / slotted: com furadinhos
- Hollow: o centro é vazio por dentro. Pode ter uma capinha de aluminium para ajudar a roda não deformar.